Como você aprende uma nova linguagem de programação?

Ao longo da nossa carreira, é comum que tenhamos contato com diversas linguagens de programação à medida em que trabalhamos com problemas com características diferentes. Quem nos acompanhou no ano passado, viu que eu estava bastante interessado em aprender a linguagem de programação Julia. Busquei várias informações sobre a linguagem, assisti a vários vídeos da JuliaCon e até fiz um “Hello World” com a linguagem, mas o estudo não foi muito pra frente. Tinha muita coisa rolando nos últimos meses, inclusive o lançamento do nosso curso Python do Jeito Certo, então este plano foi postergado.

ATÉ AGORA! \o/

No começo desta semana, no dia 11 de janeiro de 2021, o estudo começou pra valer! Estou construindo o hábito de 1h de estudo por dia, motivado pelos exercícios na plataforma https://exercism.io. O acesso à plataforma é gratuito e você pode utilizá-la para aprender várias outras linguagens além de Julia. Estou documentando o processo e disponibilizando aos membros do nosso canal. É um formato mais simples que nossos vídeos habituais, pois é feito ao vivo e sem edição. As lives têm acontecido às 18:00h e a gravação fica disponível aos membros para quem quiser conferir depois.

Julia é uma linguagem de programação que foi criada com a comunidade científica em mente, mas se mostrou valiosa para os mais variados usos. A linguagem conseguiu unir atributos de Python e Matlab que tornam o processo e desenvolvimento bastante ágil - algo muito importante para a realização de protótipos e experimentos científicos - à velocidade de linguagens como C/C++ utilizadas nos mais variados sistemas. É muito interessante ver como Julia é flexível e incorpora ideias muito modernas e interessantes, inclusive do paradigma funcional. Na próxima semana, publicarei um vídeo no canal falando um pouco mais sobre a linguagem e também da minha experiência. Por enquanto, você pode explorar os recursos em https://julialang.org , caso queira se familiarizar