Como tudo começou

Em junho, inscrevemos o Programação Dinâmica no Creators Boost , um programa de aceleração voltado para criadores de conteúdo digital e desenvolvido pela Youpix. O objetivo do programa é prover ferramentas para que os criadores possam compreender como organizar seus conteúdos, sistematizar sua produção, desenvolver ou aprimorar o seu modelo de negócios, crescer sua audiência e seu negócio ou até mesmo se reinventar dentro do mundo online.

Já havíamos tentado participar desse programa em 2019, pouco depois de termos reformulado a proposta do canal de Python Café para Programação Dinâmica, ao final do Curso de Produção Audiovisual para Youtube , que realizamos na Academia Internacional de Cinema (AIC). Caso queira saber mais, relatamos nossa experiência do curso neste texto . O fato é que em 2019 não fomos selecionamos para o Boost, o programa tinha um formato presencial em São Paulo com vagas bem limitadas e havia uma seleção dos projetos mais promissores para cada turma.

Creators Boost Online

Este ano, as coisas foram diferentes, pois a edição de 2020 foi online e aberta. O programa, contudo, deixou de ser gratuito, porém a Youpix abriu um programa de bolsas em que criadores de baixa renda podiam aplicar para conseguir gratuidade. Ao todo, foram 400 projetos de conteúdo participantes com criadores focados nas mais diversas plataformas digitais: Youtube, Instagram, TikTok, Twitch, podcasts etc.

Foi 1 semana bastante intensa no início do mês de julho, com muito conteúdo e experiências em tempo integral para os criadores. Felizmente em nossa configuração profissional atual, o Hallison tinha disponibilidade para participar de todas as atividades e podíamos discutir tudo à noite. Houve apresentações sobre processos criativos, organização de linhas editoriais, criação e desenvolvimento de projetos com marcas, estratégias para criar e crescer em diversas plataformas, negociação com marcas, possibilidades de modelos de negócios, precificação de trabalhos, além de conversas com outros criadores e profissionais do mercado.

Acredito que o maior impacto para a maioria dos criadores tenha sido a mensagem de que você deve se entender como um negócio, isto é, se você deseja viver do seu projeto de conteúdo, você precisa se organizar e se posicionar como um negócio, como uma marca que tem valores e também produtos e serviços relacionados ao conteúdo que você produz. Estes serviços, aliás, podem ir além do seu conteúdo, abrangendo as suas capacidades profissionais, inclusive de produção de conteúdo para terceiros.

Se você não tiver um meio de tornar o seu negócio sustentável, é bem provável que a longo prazo você não tenha energias para continuar produzindo, pois é um trabalho bem cansativo e difícil. Nós mesmos, estamos há quase 3 anos produzindo conteúdo e tendo uma rotina de trabalho integral em outros lugares para conseguir pagar as contas e o desgaste de trabalhar todo final de semana e múltiplas madrugadas é perceptível, mesmo com uma organização eficiente. Já havíamos tido a percepção de que precisaríamos construir um negócio ao decidir ir atrás do curso da AIC, nosso primeiro investimento nessa direção. No entanto, só agora, depois de vários eventos, estamos maduros o suficiente para tocar esse processo adiante da melhor forma.

Em relação ao conteúdo, podemos dizer que aprendemos bastante e que tiveram algumas novidades bem legais, embora alguns assuntos já tivéssemos visto de um forma ou de outra na nossa jornada de estudos para melhorar a qualidade da nossa produção e entender melhor o mercado. De todo modo, ouvir outros pontos de vistas, profissionais qualificados e criadores mais experientes é sempre importante. É uma experiência que recomendamos a criadores de todos os níveis.

Próximos passos

Ao final da semana de conteúdos do Creators Boost, era possível se inscrever para uma extensão gratuita e exclusiva, em que seria conduzido um trabalho de mentoria mais próximo, além de contato com grandes marcas e a possibilidade de ganhar vários prêmios e se apresentar no Youpix Summit para uma platéia qualificada. Nos inscrevemos e fomos 1 dos 15 projetos selecionados! Contaremos o que rolou nesta etapa transformadora na segunda parte deste texto, mas adiantamos que o processo de amadurecimento que tivemos desde que nos entendemos como Programação Dinâmica até o momento atual se refletiu em nosso desempenho. Por enquanto, confira a lista completa dos projetos selecionados:

  1. Clara Fagundes - DeClara
  2. Daniel Niggli - Luz, Camera, Empreenda!
  3. Marcio Rolim - Bee40Tona
  4. Marina de Miranda e Martins - Marinando
  5. João Paulo Alves - Família X
  6. Guilherme e Otavio - GUIO
  7. Julia Garcia Barbosa - Desafio Segunda Pele
  8. Nyle Ferrari
  9. Tássio Santos - Herdeira da Beleza
  10. Anne Quiangala - Preta, Nerd & Burning Hell
  11. Marcia Breda Borghesan - Adoro Home Office
  12. Carol Tilkian e André Lage - Soltos S.A
  13. Rafael Copi e Mariana de Petta - InformaTrans
  14. Kizzy Terra e Hallison da Paz - Programação Dinâmica
  15. Guilherme Emme e Rafael França - Gui e Rafa