Se você é membro do canal, LAB ou LAB++, deve ter recebido uma mensagem dizendo que “O clube dos canais foi pausado para Programação Dinâmica”. Também não há mais nenhum anúncio sendo exibido no canal; neste momento. 😔😔

Infelizmente, fomos pegos de surpresa por esta atitude do Youtube/Google, que suspendeu a monetização do nosso canal até que a gente receba uma carta que nunca chega! Estamos privados, inclusive, de prover os benefícios aos membros do canal, pois no momento é como se não houvesse membros do canal.

O programa de parceria do Youtube é vinculado a uma conta do Google Adsense. Somente é possível receber algum dinheiro após acumular $100,00 (cem dólares) na conta, o que atingimos no começo deste ano. Contudo, o processo não é fácil. Quando você atinge este limite, é necessário realizar uma confirmação de endereço, para que seja possível receber o pagamento. O problema é que o meio que a Google utiliza para esta confirmação é bastante arcaico: uma carta.

Agora imagina receber uma carta da Google - que dizem vir dos EUA - no Brasil no meio de uma pandemia! Pois é, na conta do Adsense, eles pedem paciência e compreensão com os prazos, mas não tiveram a mesma paciência e compreensão conosco. Até o momento, não recebemos a tal carta PIN e o Youtube simplesmente resolveu cortar a nossa monetização, inclusive suspendendo as assinaturas do canal! Estamos esperando há meses e já solicitamos até a 3ª via desta carta! Já enviamos feedback pelo Adsense e tentamos entrar em contato, mas fomos simplesmente ignorados.

É muito triste empenhar tanto trabalho e cair numa situação como esta, completamente impotentes. Não há previsão para quando a situação irá voltar ao normal. Estamos revendo nossa estratégia e avaliando a melhor maneira de continuar a ter um espaço mais próximo dos apoiadores do canal e também viabilizar a sustentabilidade do nosso negócio. Muito obrigado a todo mundo que nos apoia, curte, compartilha e comenta no nosso conteúdo nos dando palavras de motivação e mostrando que todo o esforço vale a pena!